<projeto StoryLearn> em parceria com a PT Inovação

Posts

Sexta-feira, 07 de Outubro de 2011

  

porque escolhi esta temática?

O "ato de contar histórias" não é algo recente, sempre houve a necessidade de transmitir conhecimentos de geração em geração. Embora o registo gráfico tenha tido um papel decisivo na História da Humanidade, a informação que passou "de boca em boca" teve sempre uma força muito particular.
A primeira vez que tive contato com esta arte de transmissão de conhecimento adaptada à era audiovisual digital foi com o exemplo da empresa Common Craft (www.commoncraft.com), onde me apercebi que ensinar um determinado conceito através de uma história leva o espetador a reter melhor o que se acabou de transmitir.

Posto isto, ao saber que havia uma proposta para a dissertação de mestrado sobre este tema, não hesitei em candidatar-me ao projeto em parceria com a PT Inovação. Deste modo, para além de abordar temas do meu interesse como o ensino/formação, o Storytelling e a sua adaptação à realidade emergente do Mobile, vi aqui uma oportunidade de concretização de um projeto em ambiente empresarial.

 

que título(s) daria, neste momento, à minha investigação?

- Mobile Digital Storytelling – a produção e realização audiovisual de narrativas

- Digital Storytelling em Contexto Mobile – métodos de construção de narrativas audiovisuais

- Formação em Contexto Mobile – narrativas Digital Storytelling

 

“(Not) gonna do's, perhaps I'll do, don't have clues" do meu projeto de investigação

O projeto foi iniciado dia 1 de Setembro.

Neste momento, uma parte do Estado da Arte já foi feita por Josias, aluno de Doutoramento do DeCA.

A planificação do projeto global já foi apresentada a todos os elementos da equipa.

Tanto eu como a minha colega Ana Pinho (anampinho.blogs.ua.sapo.pt) estamos com especial atenção no Estado da Arte para, posteriormente, cada uma se focar na abordagem que lhe foi destinada – a minha abordagem mais conceptual e a dela mais técnica.

O meu objetivo inicial é procurar narrativas que "funcionam" no contexto do Digital Storytelling, estudando e comprendendo a "fórmula" aplicada à realidade da Formação e à do Mobile (com especial atenção nos Learning Objects). Como anteriormente referi, questões de natureza técnica como usabilidade ou interação não serão o foco da minha abordagem.

Será ainda objetivo da investigação perceber se haverá viabilidade de concretização de um ou mais Learning Objects, conseguindo testar o seu funcionamento em utilizadores reais.